Trago o fado nos sentidos: Cantares de um imaginário atlântico - Heloísa de Araújo D. Valente
Organizadora: Heloísa de Araújo D. Valente
Ano: 2013
ISBN: 978-85-62959-29-5
Formato 16x23, 248 páginas
_ Sinopse _
Este livro é a sexta publicação do Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), marcando, em 2013, seus dez anos de existência. O MusiMid desenvolve pesquisas multidisciplinares, nas diversas modalidades em que a linguagem musical atua, no âmbito do processo comunicativo sociocultural e histórico. Um dos pontos cruciais das investigações centra-se nos conceitos de performance e paisagem sonora; analisa-se o papel das mídias na constituição de suas interfaces com outras linguagens artísticas e outras mídias; a música na mídia como elemento de memória cultural e musical; os cruzamentos possíveis de gêneros (fusão, crossover, hibridismo, mestiçagem, entre outros); as relações entre criação artística, público e políticas culturais; as questões de identidade (valores locais aos globalizados); a música e seu papel crucial como elemento privilegiado da megaindústria do entretenimento.
"Fatalidade nostálgica, dor chorada, saudade cantada... enfim, 'cansaço da alma', tudo isto é o fado de que este livro fala. Porque, no fado, a letra, a “poesia ajudada” segundo Fernando Pessoa, é central. Pois a voz fadista tensa e dramática se ampara e se estende no acompanhamento da guitarra para declamar o seu drama trágico. Um drama ora sobre o ser humano individual, ora sobre o ser coletivo; capaz de representar não só a identidadedo português, mas também a própria alma portuguesa. Os autores falam a partir dos dois lados do Atlântico sobre emigração, ou o fato de deixar o país natal, e imigração, ou o fato de entrar num país vindo de outro. Este trânsito intercontinental, esta “movência”, como gostam de chamar, levaram Heloísa Valente a coordenar vários projetos sobre o fado, foco desta coletânea dedicada à memória e ao signicado do gênero"
Martha Tupinambá Ulhôa
_ Conteúdo _
Sobre o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid)
Prefácio
“Nada é prêmio: sucede o que acontece.Nada (...) devemos ao fado, senão tê-lo”...
Martha Tupinambá Ulhôa
O Fado como integrante do sistema de transformações lundu-modinha-fado: Notas para um modelo histórico-antropológico das relações musicais Brasil/Portugal/África
Rafael José de Menezes Bastos
Migrações, mundialização, cultura midiática
Simone Luci Pereira
Música e conciliação. Contributos para uma ecologia dos saberes a partir das viagens da música no Atlântico Sul. O caso das relações Portugal-Brasil
Susana Sardo
O fado: Destinos e oportunidades do ‘ser português’. Um estudo sobre fado e emigração
Maria do Rosário Pestana
Da saudade à sôdade: Subalternidade e emancipação nas práticas históricas e contemporâneas do fado e da morna
Jorge Castro Ribeiro
Un destino poco conocido: El fado en Uruguay
Marita Fornaro Bordolli
Vozes do fado na cidade de São Paulo
Sônia Maria de Freitas
“Para se cantar o fado, tem de saber dar o mordente!”. Manuel Marques, Adélia Pedrosa e a difusão da música portuguesa na capital paulista
Heloísa de A. Duarte Valente
Do Tejo ao Rio de Janeiro: Uma história de fados
Alberto Boscarino Jr.
Vila Matias: Em Santos, um pequeno Portugal
Luiz Henrique Portela Faria
Fado-fagulha: Memória e singularidade nas mídias sonoras
Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Fado-metáfora: Trocas interculturais, mídia e memória
Ricardo Santhiago