Autor: Juan Pablo González
Tradução: Isabel Nogueira
Ano: 2016
ISBN: 978-85-62959-41-7
Formato 16x23, 268 páginas
_ Sinopse _
"Proponho-me a observar – ou melhor, a escutar – a música latino-americana em seu conjunto a partir de alguns paradigmas de estudo surgidos do campo amplo das humanidades e das ciências sociais na segunda metade do século XX. Estes paradigmas influenciaram a renovação da musicologia a partir da década de 1980, levando-a a revisar o modo como vinha pensando a música desde o começo do século XIX. Como muitas vezes estes paradigmas de estudo surgiram a partir de realidades externas à América Latina, ou nem sequer levaram em consideração a música, este livro busca confrontá-los à música latino-americana como forma de complementá-los.
Desse modo, ao longo destas páginas estão presentes, em diferentes medidas, os estudos culturais – e contraculturais –; os estudos latino-americanos; os estudos pós-coloniais e de gênero; aspectos do pós-estruturalismo, como a indagação do cânone e do conhecimento como formas de poder; a intertextualidade; a nova hermenêutica; a ideia de vanguarda situada; e a construção e negociação de subjetividades sociais."
da Introdução do autor
_ Conteúdo _
Introdução
1. Musicologia e América Latina
Americanismo
Interamericanismo
Estudos latino-americanos
2. A revolta multidisciplinar
Musical/extramusical
Horizontes da musicologia
Musicologia crítica
3. Escuta pós-colonial
Escutando a partir de dentro
Gravando o enunciado
4. Os estudos em música popular
Definições e intersecções
Gêneros musicais
Pontos de escuta
Indústria
5. Da canção-objeto à canção-processo
Do acontecimento ao objeto
Do objeto ao processo
6. Originais múltiplos
Chilena, argentina e brasileira
Jazz versus rock and roll
Canção no passado, presente e futuro
7. A mulher sobe à cena
De cantadora a cantora
Cantautora
Estrela da canção
8. Tradição, modernidade e vanguarda
Refúgio ou renovação
Vanguarda e identidade
Música popular de arte
9. Vanguarda primitiva
Música e vanguarda
Improvisação constante
Hippies e alucinógenos
10. Contracultura de massas
Cena contracultural
Música contracultural
11. Raízes e globalização
Folclore de massas
Raízes latino-americanas
Pós-folclore
12. Construção sonora da nação
Autocanonização sonora
O século XX musical
O compositor contemporâneo
Os 40 principais
Origem dos textos
Referências
_ Sobre o autor _
JUAN PABLO GONZÁLEZ é professor titular do Instituto de História da Pontifícia Universidade Católica do Chile e diretor do Instituto de Música da Universidade Alberto Hurtado SJ de Santiago. Doutor em Musicologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1991. É autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas de circulação internacional e co-autor dos livros En busca de la música chilena (2005), Historia social de la música popular en Chile (em dois volumes, de 2005 e 2009) e de Cantus firmus: mito y narrativa de la música chilena de arte del siglo XX (2011). Também publicado na Argentina e no Chile, Pensando a música a partir da América Latina: Problemas e questões, é seu primeiro livro lançado no Brasil.
Pensando a música a partir da América Latina - Juan Pablo González
Autor: Juan Pablo González
Tradução: Isabel Nogueira
Ano: 2016
ISBN: 978-85-62959-41-7
Formato 16x23, 268 páginas
_ Sinopse _
"Proponho-me a observar – ou melhor, a escutar – a música latino-americana em seu conjunto a partir de alguns paradigmas de estudo surgidos do campo amplo das humanidades e das ciências sociais na segunda metade do século XX. Estes paradigmas influenciaram a renovação da musicologia a partir da década de 1980, levando-a a revisar o modo como vinha pensando a música desde o começo do século XIX. Como muitas vezes estes paradigmas de estudo surgiram a partir de realidades externas à América Latina, ou nem sequer levaram em consideração a música, este livro busca confrontá-los à música latino-americana como forma de complementá-los.
Desse modo, ao longo destas páginas estão presentes, em diferentes medidas, os estudos culturais – e contraculturais –; os estudos latino-americanos; os estudos pós-coloniais e de gênero; aspectos do pós-estruturalismo, como a indagação do cânone e do conhecimento como formas de poder; a intertextualidade; a nova hermenêutica; a ideia de vanguarda situada; e a construção e negociação de subjetividades sociais."
da Introdução do autor
_ Conteúdo _
Introdução
1. Musicologia e América Latina
Americanismo
Interamericanismo
Estudos latino-americanos
2. A revolta multidisciplinar
Musical/extramusical
Horizontes da musicologia
Musicologia crítica
3. Escuta pós-colonial
Escutando a partir de dentro
Gravando o enunciado
4. Os estudos em música popular
Definições e intersecções
Gêneros musicais
Pontos de escuta
Indústria
5. Da canção-objeto à canção-processo
Do acontecimento ao objeto
Do objeto ao processo
6. Originais múltiplos
Chilena, argentina e brasileira
Jazz versus rock and roll
Canção no passado, presente e futuro
7. A mulher sobe à cena
De cantadora a cantora
Cantautora
Estrela da canção
8. Tradição, modernidade e vanguarda
Refúgio ou renovação
Vanguarda e identidade
Música popular de arte
9. Vanguarda primitiva
Música e vanguarda
Improvisação constante
Hippies e alucinógenos
10. Contracultura de massas
Cena contracultural
Música contracultural
11. Raízes e globalização
Folclore de massas
Raízes latino-americanas
Pós-folclore
12. Construção sonora da nação
Autocanonização sonora
O século XX musical
O compositor contemporâneo
Os 40 principais
Origem dos textos
Referências
_ Sobre o autor _
JUAN PABLO GONZÁLEZ é professor titular do Instituto de História da Pontifícia Universidade Católica do Chile e diretor do Instituto de Música da Universidade Alberto Hurtado SJ de Santiago. Doutor em Musicologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1991. É autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas de circulação internacional e co-autor dos livros En busca de la música chilena (2005), Historia social de la música popular en Chile (em dois volumes, de 2005 e 2009) e de Cantus firmus: mito y narrativa de la música chilena de arte del siglo XX (2011). Também publicado na Argentina e no Chile, Pensando a música a partir da América Latina: Problemas e questões, é seu primeiro livro lançado no Brasil.
Produtos similares
1 x de R$50,00 sem juros | Total R$50,00 | |
2 x de R$27,32 | Total R$54,63 | |
3 x de R$18,48 | Total R$55,43 | |
4 x de R$14,00 | Total R$56,00 | |
5 x de R$11,26 | Total R$56,29 | |
6 x de R$9,43 | Total R$56,59 | |
7 x de R$8,10 | Total R$56,70 | |
8 x de R$7,12 | Total R$56,99 | |
9 x de R$6,37 | Total R$57,35 | |
10 x de R$5,76 | Total R$57,56 | |
11 x de R$5,26 | Total R$57,83 | |
12 x de R$4,84 | Total R$58,02 |










Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos