História oral e educação antirracista - Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima
Título: História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades
Organizadores: Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima
Ano: 2021
ISBN: 978-65-86903-10-2
Formato 13x18 cm, 200 páginas
Integrante da coleção História oral e dimensões do público
_ Sinopse _
Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação. Em conjunto, os livros desta coleção apresentam um panorama daquilo que de melhor vem sendo produzido no campo da história oral no Brasil. Neste volume, História oral e educação antirracista.
_ Conteúdo _
Prefácio
Kim D. Butler
Apresentação
Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima
Ativismo de gaveta
Maui
Narrativas estéticas do movimento negro: Ver, sentir e viver o antirracismo
Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima
“Contra o racismo, por uma nova história”: Raça e luta política no Brasil
Afonso Gonçalves, Amilcar A. Pereira, Douglas Gonçalves, Odara Dias Philomena
Lutas antirracistas, movimento negro e Educação: Narrativas da História
Ana Júlia França Monteiro e Marcos Antonio Batista da Silva
“Negro na universidade?”: Trajetórias de estudantes negros de origem popular no espaço acadêmico
Warley da Costa
Educação antirracista: Convergências registradas nas falas de professores
Joana Oscar, Natália Barbosa da Silva e Sara C. de Castilho D. dos Santos
Entre agentes e professoras de Educação Infantil: Mulheres negras e as dimensões raciais na construção da profissionalização
Núbia de Oliveira Santos e Talita de Lima Gomes
Repensando o pós-abolição: A presença negra numa perspectiva educadora
João Alberto Jacomelli e João Raphael Ramos dos Santos
A cultura yorubá em foco como ferramenta na luta antirracista na Educação
Carlos Henrique Ò̩nà Veloso e Priscilla Marques Campos
A única coisa que temos
DaCosta
Autoras e autores
Sobre os autores
_ Sobre os organizadores _
AMILCAR ARAÚJO PEREIRA é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez Pós-Doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (2015-2016). Atualmente é professor Associado da Faculdade de Educação, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEAR-UFRJ).
FERNANDA NASCIMENTO CRESPO é doutoranda em Educação (UFRJ); mestre em Ensino de História (UERJ); professora regente de História do Ensino Básico e Superior e atua em cursos de formação continuada de professores. Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista/UFRJ e atualmente desenvolve pesquisas sobre Educação, ensino de História e relações raciais.
JÉSSIKA REZENDE SOUZA DA SILVA é mestre em Ensino de História e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – em período de colaboração na New York University/NYU (Bolsa Sanduíche CAPES – Programa Abdias do Nascimento). Historiadora e especialista em Educação Básica, com ênfase em Ensino de História (CESPEB), formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora da rede pública do estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).
THAYARA C. S. DE LIMA é formada em História, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – em período de colaboração na New York University (Bolsa Sanduíche CAPES/PRINT). Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista/UFRJ e atua em cursos de formação continuada de professores, principalmente na temática da promoção de uma educação antirracista. Atualmente desenvolve pesquisas sobre movimento negro, Educação e cultura de luta antirracista.