Título: História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades
Organizadores: Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima
Ano: 2021
ISBN: 
978-65-86903-10-2
Formato 13x18 cm, 200 páginas

Integrante da coleção História oral e dimensões do público

 

Sinopse _

Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação. Em conjunto, os livros desta coleção apresentam um panorama daquilo que de melhor vem sendo produzido no campo da história oral no Brasil. Neste volume, História oral e educação antirracista.

 

Conteúdo _

Prefácio
Kim D. Butler

Apresentação
Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima

Ativismo de gaveta
Maui

Narrativas estéticas do movimento negro: Ver, sentir e viver o antirracismo
Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima

“Contra o racismo, por uma nova história”: Raça e luta política no Brasil
Afonso Gonçalves, Amilcar A. Pereira, Douglas Gonçalves, Odara Dias Philomena

Lutas antirracistas, movimento negro e Educação: Narrativas da História
Ana Júlia França Monteiro e Marcos Antonio Batista da Silva

“Negro na universidade?”: Trajetórias de estudantes negros de origem popular no espaço acadêmico
Warley da Costa

Educação antirracista: Convergências registradas nas falas de professores

Joana Oscar, Natália Barbosa da Silva e Sara C. de Castilho D. dos Santos

Entre agentes e professoras de Educação Infantil: Mulheres negras e as dimensões raciais na construção da profissionalização
Núbia de Oliveira Santos e Talita de Lima Gomes

Repensando o pós-abolição: A presença negra numa perspectiva educadora
João Alberto Jacomelli e João Raphael Ramos dos Santos

A cultura yorubá em foco como ferramenta na luta antirracista na Educação
Carlos Henrique Ò̩nà Veloso e Priscilla Marques Campos

A única coisa que temos
DaCosta

Autoras e autores

Sobre os autores 

 

Sobre os organizadores _

AMILCAR ARAÚJO PEREIRA é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez Pós-Doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (2015-2016). Atualmente é professor Associado da Faculdade de Educação, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEAR-UFRJ).

FERNANDA NASCIMENTO CRESPO é doutoranda em Educação (UFRJ); mestre em Ensino de História (UERJ); professora regente de História do Ensino Básico e Superior e atua em cursos de formação continuada de professores. Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista/UFRJ e atualmente desenvolve pesquisas sobre Educação, ensino de História e relações raciais.

JÉSSIKA REZENDE SOUZA DA SILVA é mestre em Ensino de História e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – em período de colaboração na New York University/NYU (Bolsa Sanduíche CAPES – Programa Abdias do Nascimento). Historiadora e especialista em Educação Básica, com ênfase em Ensino de História (CESPEB), formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora da rede pública do estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

THAYARA C. S. DE LIMA é formada em História, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – em período de colaboração na New York University (Bolsa Sanduíche CAPES/PRINT). Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista/UFRJ e atua em cursos de formação continuada de professores, principalmente na temática da promoção de uma educação antirracista. Atualmente desenvolve pesquisas sobre movimento negro, Educação e cultura de luta antirracista.

História oral e educação antirracista - Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima

R$42,00
História oral e educação antirracista - Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima R$42,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Título: História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades
Organizadores: Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima
Ano: 2021
ISBN: 
978-65-86903-10-2
Formato 13x18 cm, 200 páginas

Integrante da coleção História oral e dimensões do público

 

Sinopse _

Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação. Em conjunto, os livros desta coleção apresentam um panorama daquilo que de melhor vem sendo produzido no campo da história oral no Brasil. Neste volume, História oral e educação antirracista.

 

Conteúdo _

Prefácio
Kim D. Butler

Apresentação
Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima

Ativismo de gaveta
Maui

Narrativas estéticas do movimento negro: Ver, sentir e viver o antirracismo
Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima

“Contra o racismo, por uma nova história”: Raça e luta política no Brasil
Afonso Gonçalves, Amilcar A. Pereira, Douglas Gonçalves, Odara Dias Philomena

Lutas antirracistas, movimento negro e Educação: Narrativas da História
Ana Júlia França Monteiro e Marcos Antonio Batista da Silva

“Negro na universidade?”: Trajetórias de estudantes negros de origem popular no espaço acadêmico
Warley da Costa

Educação antirracista: Convergências registradas nas falas de professores

Joana Oscar, Natália Barbosa da Silva e Sara C. de Castilho D. dos Santos

Entre agentes e professoras de Educação Infantil: Mulheres negras e as dimensões raciais na construção da profissionalização
Núbia de Oliveira Santos e Talita de Lima Gomes

Repensando o pós-abolição: A presença negra numa perspectiva educadora
João Alberto Jacomelli e João Raphael Ramos dos Santos

A cultura yorubá em foco como ferramenta na luta antirracista na Educação
Carlos Henrique Ò̩nà Veloso e Priscilla Marques Campos

A única coisa que temos
DaCosta

Autoras e autores

Sobre os autores 

 

Sobre os organizadores _

AMILCAR ARAÚJO PEREIRA é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez Pós-Doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (2015-2016). Atualmente é professor Associado da Faculdade de Educação, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEAR-UFRJ).

FERNANDA NASCIMENTO CRESPO é doutoranda em Educação (UFRJ); mestre em Ensino de História (UERJ); professora regente de História do Ensino Básico e Superior e atua em cursos de formação continuada de professores. Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista/UFRJ e atualmente desenvolve pesquisas sobre Educação, ensino de História e relações raciais.

JÉSSIKA REZENDE SOUZA DA SILVA é mestre em Ensino de História e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – em período de colaboração na New York University/NYU (Bolsa Sanduíche CAPES – Programa Abdias do Nascimento). Historiadora e especialista em Educação Básica, com ênfase em Ensino de História (CESPEB), formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora da rede pública do estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

THAYARA C. S. DE LIMA é formada em História, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – em período de colaboração na New York University (Bolsa Sanduíche CAPES/PRINT). Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista/UFRJ e atua em cursos de formação continuada de professores, principalmente na temática da promoção de uma educação antirracista. Atualmente desenvolve pesquisas sobre movimento negro, Educação e cultura de luta antirracista.