Título: Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes
Autor: Richard Cándida Smith
Ano: 2012
ISBN: 978-85-62959-22-6
Formato 14x21, 240 páginas
_ Sinopse _
Os “circuitos de subjetividade”, que articulam concepções de identidade e comunidade, conectam as fontes orais a outros tipos de fontes – incluindo-se aquelas que expressam ideias e sentimentos que as pessoas não conseguem manifestar em palavras. A natureza inescapavelmente dialógica das fontes orais e a necessidade de interpretação dessas fontes é a pedra angular de Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes. Com elegância e originalidade, Richard Cándida Smith apresenta ao leitor brasileiro os resultados de mais de duas décadas de pesquisas com fontes orais que vão muito além da história oral, e passam pela linguística, pela estética e pela história da arte. Diretor do Regional Oral History Office, da University of California, Berkeley, o historiador propõe uma sólida reflexão sobre a interpretação das fontes orais como elemento inerente à criação, à publicação e à recepção de entrevistas de história oral.
_ Conteúdo _
Introdução
1. Estratégias analíticas para entrevistas de história oral
2. Publicando história oral: Trocas orais e cultura impressa
3. Circuitos de subjetividade: História oral e o objeto de arte
4. História oral e arte moderna: Lembrando uma revolução
5. Cadáver esquisito: O sentido do passado nas histórias orais de artistas da Califórnia
6. As trilhas de uma mulher rumo à maturidade: Joan Brown, Jay DeFeo e os Rat Bastards
7. The light foot hears you and the brightness begins: Em busca da mortalidade nas últimas obras de Jay DeFeo
8. O valor dos objetos: A discussão de “qualidade” em entrevistas com historiadores da arte e curadores
_ Sobre o autor _
RICHARD CÁNDIDA SMITH é professor da University of California, Berkeley, e diretor do Regional Oral History Project (ROHO), ligado à Bancroft Library. É autor de inúmeros artigos publicados em diversas partes do mundo, organizador de Art and the performance of memory: Sounds and gestures of recollection e autor dos livros Utopia and dissent: Art, poetry, and politics in California e Mallarme’s children: Symbolism and the renewal of experience, entre outros. Suas áreas de pesquisa prioritárias são: história oral, história intelectual, memória, narrativas pessoais, subjetividade e identidade, além de história dos Estados Unidos.
Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes - Richard Cándida Smith
Título: Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes
Autor: Richard Cándida Smith
Ano: 2012
ISBN: 978-85-62959-22-6
Formato 14x21, 240 páginas
_ Sinopse _
Os “circuitos de subjetividade”, que articulam concepções de identidade e comunidade, conectam as fontes orais a outros tipos de fontes – incluindo-se aquelas que expressam ideias e sentimentos que as pessoas não conseguem manifestar em palavras. A natureza inescapavelmente dialógica das fontes orais e a necessidade de interpretação dessas fontes é a pedra angular de Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes. Com elegância e originalidade, Richard Cándida Smith apresenta ao leitor brasileiro os resultados de mais de duas décadas de pesquisas com fontes orais que vão muito além da história oral, e passam pela linguística, pela estética e pela história da arte. Diretor do Regional Oral History Office, da University of California, Berkeley, o historiador propõe uma sólida reflexão sobre a interpretação das fontes orais como elemento inerente à criação, à publicação e à recepção de entrevistas de história oral.
_ Conteúdo _
Introdução
1. Estratégias analíticas para entrevistas de história oral
2. Publicando história oral: Trocas orais e cultura impressa
3. Circuitos de subjetividade: História oral e o objeto de arte
4. História oral e arte moderna: Lembrando uma revolução
5. Cadáver esquisito: O sentido do passado nas histórias orais de artistas da Califórnia
6. As trilhas de uma mulher rumo à maturidade: Joan Brown, Jay DeFeo e os Rat Bastards
7. The light foot hears you and the brightness begins: Em busca da mortalidade nas últimas obras de Jay DeFeo
8. O valor dos objetos: A discussão de “qualidade” em entrevistas com historiadores da arte e curadores
_ Sobre o autor _
RICHARD CÁNDIDA SMITH é professor da University of California, Berkeley, e diretor do Regional Oral History Project (ROHO), ligado à Bancroft Library. É autor de inúmeros artigos publicados em diversas partes do mundo, organizador de Art and the performance of memory: Sounds and gestures of recollection e autor dos livros Utopia and dissent: Art, poetry, and politics in California e Mallarme’s children: Symbolism and the renewal of experience, entre outros. Suas áreas de pesquisa prioritárias são: história oral, história intelectual, memória, narrativas pessoais, subjetividade e identidade, além de história dos Estados Unidos.
Produtos similares
1 x de R$44,00 sem juros | Total R$44,00 | |
2 x de R$24,04 | Total R$48,07 | |
3 x de R$16,26 | Total R$48,78 | |
4 x de R$12,32 | Total R$49,28 | |
5 x de R$9,91 | Total R$49,54 | |
6 x de R$8,30 | Total R$49,79 | |
7 x de R$7,13 | Total R$49,89 | |
8 x de R$6,27 | Total R$50,15 | |
9 x de R$5,61 | Total R$50,46 | |
10 x de R$5,06 | Total R$50,65 | |
11 x de R$4,63 | Total R$50,89 | |
12 x de R$4,25 | Total R$51,06 |
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos