Como Publicar

A Letra e Voz está sempre interessada em conhecer e avaliar trabalhos originais e inéditos, derivados ou não de pesquisa acadêmica, bem como traduções de obras estrangeiras de referência, em suas áreas de atuação. Se você tem uma proposta de publicação adequada à nossa proposta, leia as recomendações abaixo antes de enviar seu material.

 

Clique aqui para acessar o formulário de submissão de propostas

 

Como saber se meu trabalho faz parte do escopo temático da Letra e Voz?

Veja em nossa apresentação o espectro de assuntos que cobrimos, e consulte nosso catálogo para verificar se existe um diálogo entre as obras que já publicamos e o livro que você pretende submeter. A história oral, os estudos da memória, as artes e o tempo presente norteiam nossa linha editorial.

 

O que devo enviar?

Pede-se que os autores interessados enviem, no mínimo, o seguinte material: 
a) breve resumo do trabalho; 
b) currículo resumido do(s) autor(es);
c) o trabalho a ser analisado, na íntegra, em formato PDF. Caso o trabalho não esteja finalizado, solicitamos remeter o sumário e, em caso de obras organizadas, também o nome dos autores.
Nesta etapa, não é necessário enviar imagens ou outros anexos em arquivos separados.

 

Preciso me preocupar com os aspectos formais do texto?

Caso seu livro seja contratado, será necessária adequação prévia ao nosso manual de publicação (clique aqui para acessar). Para a análise, no entanto, não é necessário reformatar o trabalho submetido. Embora os livros que publicamos passem por uma cuidadosa revisão ortográfica e gramatical, dentro do processo de preparação de originais, espera-se que o material enviado esteja em conformidade com as regras da língua portuguesa. A fim de ampliar a acessibilidade da obra, sugere-se reduzir o número de notas de rodapé e tabelas e privilegiar uma linguagem clara e direta.

 

Posso submeter o trabalho para mais de uma editora ao mesmo tempo?

Sim, desde que nos informe. O processo de avaliação de um trabalho consome tempo e recursos técnicos e financeiros -- e gera expectativas não somente no autor, mas também em editores interessados.

 

Qual o prazo para análise?

Nossos livros são pré-analisados por pelo menos um membro do Conselho Editorial, que poderá recomendar ou não a publicação e o encaminhamento à revisão de um especialista da área de estudos. Caso a avaliação preliminar seja aprovada, uma proposta será preparada e o autor será comunicado sobre a decisão. Caso você tenha urgência, consulte a possibilidade de agilizarmos o processo. Traduções de obras de relevância, propostas de coletâneas multiautorais e coleções ou séries podem passar por um processo específico de avaliação. Caso esse seja seu caso, consulte-nos pelo e-mail letraevoz@gmail.com.

 

Se eu oferecer apoio financeiro, meu livro estará automaticamente aceito?

Não. Embora algumas empresas denominadas como editoras efetuem tão somente um trabalho de diagramação e impressão, a Letra e Voz possui uma política rigorosa de avaliação de trabalhos, necessária para garantir a qualidade do material publicado. O aporte financeiro (através do apoio de agências de fomento, universidades, patrocinadores, ou mesmo por meio de recursos próprios) muitas vezes é necessário de maneira complementar para efetivar a publicação de um livro, mas não interfere em sua aprovação. 

 

Caso meu livro seja aceito, poderei determinar suas características e sua aparência?

Um livro publicado consiste na soma do trabalho do autor com as ideias de outros profissionais envolvidos nos diversos setores de produção editorial. Por isso, decisões sobre aspectos como projeto gráfico, capa, material utilizado, formato, tiragem, entre outros, são em última instância da alçada da Letra e Voz. De qualquer forma, incentivamos a participação dos autores no processo de produção do livro, por meio da elaboração de um briefing detalhado no momento de celebração do contrato. Tentamos, sempre que possível, acolher suas sugestões, a fim de oferecer às suas ideias a melhor forma.